Entrevista comigo no site Imperatriz Notícias

segunda-feira, agosto 04, 2014

Olá amores, tudo bem???
Semana passada, dia 28 de Julho, tive o prazer de ter minha primeira entrevista publicada no site Imperatriz Notícias *_*
As perguntas foram dirigidas pela queridíssima Islene Lima, que além de ser minha amiga predileta, é colaboradora do blog, e está sempre nos presenteando com postagens maravilhosas.
O resultado foi perfeito, com direito a elogios de nossa professora Thaisa Bueno. Coisa rara por aqui, haha.
Obrigada à todo mundo que, de alguma forma colaborou para me ceder esse espaço.
Para mim, é sim muita coisa, e o suficiente para me deixar super felizzz :D
Trouxe aqui a entrevista na íntegra pra vocês conferirem. Espia só!

Blogueira de moda chega a um milhão de acessos, mas admite que ainda é pouco conhecida em Imperatriz

Por Islene Sousa Lima
A imperatrizense Camila Sousa é a autora do Papo Garota.  (Foto: Arquivo Pessoal)
A imperatrizense Camila Sousa é a autora do Papo Garota. (Foto: Arquivo Pessoal)
A estudante de Jornalismo Camila Silva Marinho, conhecida na web como Camila Sousa, é a autora do Papo Garota, um blog que começou há menos de dois anos como uma espécie de diário de bordo e hoje está chegando à marca de um milhão de acessos. Segundo ela, o projeto de ter um blog pessoal surgiu como um simples hobby de escrever sobre moda e beleza. O que Camila não imaginava é que isso traria bons frutos, a ponto de se tornar um negócio lucrativo e bem divertido.
Nesta entrevista, a imperatrizense relata que todo o sucesso da sua página é gratificante, mas reconhece que ainda há falta de divulgação na cidade, pois a maioria dos internautas que acessam seu blog é de outros estados e regiões.
Como surgiu a ideia de criar o blog?
Como mulher eu sempre gostei de assuntos relacionados à moda e beleza feminina. Depois que comecei a cursar jornalismo percebi que poderia juntar o útil ao agradável criando um blog e, dessa forma, trocar experiências e praticar o jornalismo de moda, que sempre foi meu foco. No início, fazia as postagens por hobby, pois nunca imaginei que poderia chegar a essa proporção. Sempre gostei de falar de esmaltes, moda, porém, somente os mais íntimos sabiam que eu tinha um blog. Foi tudo muito natural. Aos poucos, alguns amigos e pessoas da família foram descobrindo que eu tinha um blog. Cheguei a sentir um pouco de vergonha, por ser bastante tímida, mas, ao contrário do que imaginei, as pessoas me elogiavam, e elogiam bastante, e isso me faz continuar fazendo as minhas postagens.
Que dificuldades você passou ou passa para manter o blog na rede?
Como trabalho e estudo, sempre tive dificuldades para fazer postagens diárias, pois estas precisam de tempo para que sejam bem elaboradas e os leitores gostem. Isso é um fator primordial no site ou blog na área do jornalismo online, pois os leitores precisam de conteúdo novo diariamente. Outra dificuldade é que ainda não tenho a maioria dos materiais necessários para fazer as fotografias, principalmente os looks, que devem ter a ajuda de uma pessoa a mais para que as fotos aconteçam. Mas aos poucos fui aprendendo a fazer o melhor com aquilo que possuo.
Como ocorre a interação entre você e os internautas?
PapogarotaNo começo, a interação não era tão corriqueira, mas aos poucos elas foram acontecendo naturalmente. Primeiro, surgiram comentários de leitores distantes, aí percebi que de alguma forma as pessoas estavam gostando da forma que eu escrevia. O que me deu incentivo para continuar, pois cada comentário era motivo de muita alegria. O acesso e conteúdo aumentavam, foi então que resolvi criar a fanpage do blog e disponibilizar meu Instagram @camilllinha e e-mail para manter uma maior interação com os leitores. Hoje em dia recebo e-mails diariamente, para parabenizar o conteúdo, pedir dicas de moda e beleza, solicitar autorização de imagens e tirar dúvidas.
Você já percebe um retorno lucrativo com o blog?
Antes, meu objetivo nunca foi obter lucros, eu tinha o blog como hobby. Mas aos poucos foram surgindo propostas de lojas de roupas, calçados, esmaltes etc. E durante nossas conversas sempre ficou claro que eu receberia os produtos e faria uma resenha deles para os meus leitores. Algo positivo, pois isso gera muito conteúdo original. Então, o retorno lucrativo acontece, mas tem sempre que ter em mente que esse retorno depende da credibilidade do blogueiro em questão. Se o seu blog é bom e o conteúdo é original, vão aparecer empresas querendo que você teste seus produtos e fale sua opinião para os leitores. Além disso, tem os links e publieditoriais patrocinados pelas empresas e muitos outros tipos de parceria.
Como ocorrem as parceiras com as empresas?
As empresas brasileiras não dão valor aos blogueiros como deveriam, fazem apenas quando os blogs estão no auge, procurando aumentar audiência. Por essa razão, a maioria das lojas parceiras do blog é internacional. Eles nos procuram com freqüência, principalmente para fazer postagens publieditoriais. No início, eu ficava receosa quando me deparava com e-mails de empresas estrangeiras, mas a maioria delas tem muita credibilidade e são especialistas quando o assunto é “atendimento ao cliente”. Eu tive que aperfeiçoar meu inglês para conversar com eles, um ponto bastante positivo para mim.
Em sua opinião, o que falta para que o blog seja reconhecido regionalmente, já que os blogs relacionados à moda ainda são minoria em Imperatriz?
Falta divulgação. Apesar de haver leitores na região, a maioria dos acessos do blog ainda é de outros estados. Em relação a outros países, a classificação de acessos fica da seguinte forma: Estados Unidos em primeiro, Portugal em segundo e Índia em terceiro. Em Imperatriz já tive o prazer de conhecer algumas blogueiras que também realizam esse trabalho, porém, ainda temos muita dificuldade na divulgação. Mas a partir do momento que ela é feita e há contato de leitores regionais, ocorre uma grande aceitação, principalmente pelo fato de estarmos relativamente próximos.
Você se inspira ou admira o trabalho de alguma blogueira?
Sim. Há muitas blogueiras que admiro, mas a minha favorita é a minha xará Camila Coelho, principalmente porque eu acompanhei o trabalho dela desde o início, quando não era reconhecida internacionalmente. Camila Coelho sempre escreveu muito bem, com posts elaborados, conteúdo agradável, principalmente os vídeos, sem contar a humildade que a gente vê que a blogueira tem. E mesmo sendo tão reconhecida, até em outros países, ela não deixou suas leitoras.
Sobre o sucesso, é " É preciso ter paciência e dedicação", orienta Camila. (Foto: Arquivo Pessoal)
Sobre o sucesso “é  preciso ter paciência e dedicação”, orienta Camila. (Foto: Arquivo Pessoal)
Quais seus planos futuros para o blog?
Estou planejando criar um canal no Youtube para o blog que será chamado TV Papo Garota. Nele, haverá vídeos tutoriais, coberturas de eventos da moda, entrevistas com profissionais da área etc. Sinto que isso é um ponto muito positivo para o blog e para a cidade em geral.
Qual o seu conselho para quem está começando um blog de moda na cidade?
É preciso ter paixão e gostar do que faz. Existem milhares de blogueiros espalhados por aí, mas nem sempre você vai conseguir muitos acessos no primeiro mês. Esse é um processo natural e muitas vezes lento. É preciso ter paciência e dedicação. Aos poucos os leitores vão se identificando com o conteúdo do blog e a maneira como você escreve, e dessa forma você vai conquistando seus leitores. Mas os elementos fundamentais são o amor e a dedicação. Se você ama o que faz e se dedica para fazer o seu melhor, facilmente você será reconhecido pelo público.

Veja a entrevista completa no site Imperatriz Notícias clicando AQUI
Grande beijo, e até o próximo post. Bye! 

Postagem mais recente Postagem mais antiga

Você também vai gostar

24 comentários

  1. Adorei!!No meu blog tem novidades lá
    Se puder, dê uma passadinha!
    Ficarei muito feliz com o seu comentário!
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Camila. Meus parabéns pelo destaque na mídia. Sugiro que crie uma categoria no seu blog intitulada Na mídia ou Clipping onde vc pode reunir todas as reportagens que aparecer na midia, seja impressa ou digital.
    Sucesso pra vc.
    Como você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai que legal! parabéns, muito sucesso hein! haha, adorei! beijoos
    www.fashionwithmyh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Parabéns pelo sucesso, pela entrevista, pelos views!

    La Diabolique - Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Que legal!! Parabéns por todas as conquistas! Adorei saber que você usa o blog também como forma de praticar o jornalismo de moda! Estou ansiosa pelo TV Papo Garota!
    P.S: Primeira visita no seu blog! Adorei! Já estou seguindo e já curti a página no face :)

    Beijos, Julia
    Blog | Fanpage | Instagram | Tumblr | LookBook

    ResponderExcluir
  6. Que show! Parabéns lindona! Que venham muitas outras entrevistas :)) hihi
    Beijinhos :*
    www.luizadora.com

    ResponderExcluir
  7. adorei a entrevista, mt legal conhece-la XD

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila! Enfim passei pra te visitar. Parabéns pelo blog. Está superfofo. Curto tudo que é relacionado com design. Sou fã de peças artesanais, produzidas com elementos naturais e feitas à mão. Roupas, acessórios e utensílios… Tenho peças garimpados em feiras de todas as regiões do Brasil e de alguns países da América Latina. Muito sucesso pra você e obrigada pela visita ao meu blog! Bjs !

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista, muito boa, sucesso
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ai que entrevista legal!!! Parabéns (:

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir
  11. Que fofa, você é de Imperatriz? Meus avós são de Carolina! Hahahah i love <3 Maranhão!
    Ai, cria o canal sim! ♥
    Blog Gabriella Bastos | Canal Gabriella Bastos

    ResponderExcluir
  12. Bem bacana a entrevista, gostei!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que legal, parabéns, te desejo muito sucesso!

    http://meniinademoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. 1 MILHÃO! Parabéns gata :)
    Muito sucesso, ficou demais essa entrevista :)

    http://aqueladosviinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. parabéns pela entrevista! adorei suas respostas, muito sucesso linda (:

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  17. Também acho bem complicado conciliar estudos e blog. Parabéns pela entrevista e muito sucesso!
    Beijos,
    Brilho na Make

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela entrevista, Camila! Você foi super sincera e querida


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Nossa parabéns muito feliz por você linda :)
    Beijos e fica com Deus!

    http://nathalianatth.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Huuum que chique essa menina gente! Parabéns vc é super merecedora! bjim
    www.curiosajuh.com.br

    ResponderExcluir
  21. Uau! que legal! Acredite, esse cenário que vc falou não se restringe só a ITZ, viu? Aqui em São Luís é a mesma coisa... mas enfim, a gente vai levando!
    Bjs


    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  22. oieeee,
    Sou Alice, dona do blog My Running Thoughts. Estou te convidando para conhecer meu blog e uma banda nova que vc vai amar <3 Conto com sua ajuda! Ja te segui!! Se quiser seguir de volta...
    http://my-runningthoughts.blogspot.com.br/2014/08/a-melhor-banda.html
    Beijooooos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante para mim :D
Beijos...

Rolando no Blog!

Post em destaque ♡

Caixotes de feira na decoração

Se tem uma coisa que adoro fazer, é arte! <3 Me amarro em decoração, principalmente quando se trata de transformar lixo em artigos su...

Mais lidos da Semana